CPS Energy lança Relatório de Sustentabilidade 2019

A concessionária equilibra suas soluções “Tried & True with the New” para obter maiores benefícios ambientais

SAN ANTONIO, Texas (21 de setembro de 2020)–A CPS Energy,principal empresa municipal de eletricidade e gás natural dos EUA, lançou seu Relatório de Sustentabilidade e Administração Ambiental de 2019.  O relatório, que inclui dados até o ano civil de 2019, destaca o foco e os resultados alcançados em conjunto pela concessionária e a comunidade. Entre os benefícios ambientais, estão as reduções significativas nas emissões de dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de enxofre (SO2), Mercúrio (Hg) e material particulado (MP), além de redução do uso de água e da produção de resíduos.

O Relatório de Sustentabilidade completo pode ser encontrado aqui.  

“Na CPS Energy, nossa talentosa equipe de mais de 3.100 funcionários dedicados trabalha diligentemente para fornecer serviços de energia acessíveis, confiáveis, resilientes, protetivos, seguros e cada vez mais ambientalmente responsáveis,” disse Paula Gold-Williams, presidente e CEO da CPS Energy. “Há décadas, estamos em uma jornada cuidadosamente ponderada para promover melhorias no meio ambiente e em nossa comunidade. Nossa estratégia Flexible PathSM, que inclui o compromisso de reduzir nossas emissões líquidas de carbono em 80% até 2040, demonstra o equilíbrio que precisamos obter para introduzir mais fontes de energia renovável e novas tecnologias, sem deixar de atender nossos clientes de forma confiável, agora e no futuro. Além disso, estamos trabalhando agora para alcançar a neutralidade total de carbono até 2050, em apoio ao Plano de Ação e Adaptação Climática (Climate Action & Adaptation Plan – CAAP) da cidade de San Antonio, endossado por nosso Conselho de Curadores em 26 de agosto de 2019”.

Compreendendo a importância da diversidade em todas as frentes – que inclui implementar de forma experiente novas soluções de energia, abraçar mais oportunidades ambientais e garantir que sua equipe permaneça curiosa e flexível –, a CPS Energy orgulha-se do fato de que 60% de seus principais líderes sejam mulheres, negros e pessoas de diversos grupos étnicos. Além disso, os 3.100 membros talentosos da equipe da CPS Energy trabalham dedicadamente todos os dias atendendo San Antonio, Texas, a sétima maior cidade dos Estados Unidos, colaborando, sempre que possível, para a melhoria do meio ambiente. 

Seu novo Relatório de Sustentabilidade destaca as diversas realizações da empresa, ao longo de uma jornada de 20 anos, cujo progresso está acelerando em alta velocidade. Suas principais realizações são resumidas da seguinte forma:

  • Redução de dióxido de carbono (CO2) – A intensidade do carbono está em uma tendência decrescente desde 1980. Com uma combinação cada vez mais diversificada de fontes de energia de gás, carvão, eólica, solar e nuclear, bem como compromissos baseados em valor para a eficiência e conservação de energia do cliente, a CPS Energy reduziu sua taxa de emissão de CO2 de 2.000 libras por megawatt/hora de geração para 827. A melhoria ocorreu apesar da geração total da concessionáriater quadruplicado de 1980 a 2019, para alimentar uma comunidade economicamente robusta e em crescimento.
  • Redução de óxidos de nitrogênio – Implementando controles de emissões de NOx em usinas de energia, incluindo queimadores de baixo NOx, ar de overfire separado (SOFA) e reatores catalíticos seletivos (SCRs), além de fechar suas duas unidades de carvão mais antigas (J.T. Deely), a CPS Energy reduziu as emissões de NOx em 78% desde 1997. 
  • Redução de dióxido de enxofre  (SO2)a CPS Energy reduziu o SO2 em 97% desde 1997.  Suas duas unidades de carvão mais antigas foram fechadas no fim de 2018.  Além disso, suas unidades de carvão remanescentes ebem mais recentesem sua usina de Spruce têm purificadores de dióxido de enxofre altamente eficientes.
  • Reduções de matéria particulada (MP) e mercúrio (Hg) –A maior queda nas emissões de MP foi em 2007 e 2008, quando a tecnologia de controle de precipitador mais antiga da Deely foi substituída por sistemas mais eficazes de remoção de partículas com filtros de mangas.  Ambas as unidades Spruce foram construídas com esses sistemas de filtros de mangas mais eficazes, que têm a capacidade de remover mais de 99% da MP.
  • Redução do uso de água – a CPS Energy construiu os lagos Braunig e Calaveras na década de 1960 para resfriar nossas usinas. Esses lagos bem cuidados se tornaram locais de lazer da comunidade. Ao usar águas residuais tratadas, a CCPS Energy economiza cerca de 11 bilhões de galões de água potável todos os anos.
  • Redução de resíduos –a cada ano, reciclamos a maior parte do nosso material residual, em vez de descartá-lo em aterros. De 2018 a 2019, deixamos de enviar para os aterros 16.000 toneladas de resíduos.
  • Plano de Energia Economize para o Amanhã (STEP) – a meta do STEP era economizar 771 megawatts (MW), o equivalente a uma grande usina de eletricidade, de 2009 a 2020, através de diversos programas de conservação e eficiência energética residencial e comercial. A CPS Energy, em parceria com seus clientes, superou essa meta e atingiu uma redução de 845 MW na demanda acumulada, um ano antes e sem dívidas incrementais ou gastos de capital por 13 anos

Em concordância com seu Flexible Path, a CPS Energy lançará uma Solicitação de Proposta (RFP) no final de 2020 para seu FlexPOWER BundleSM. Ela procurará adicionar até 900 MW de energia solar, 50 MW de armazenamento de bateria e 500 MW de capacidade de reforço adicional, que ajudará a compensar os períodos em que os parques solares não estejam produzindo energia (ou seja, durante mau tempo, à noite, interrupções técnicas etc.).  A empresa também está buscando soluções para o FlexSTEPSM, a próxima iteração de programas de economia e conservação de eficiência energética para ajudar a atender às necessidades em constante mutação dos clientes. 

Para saber mais sobre a CPS Energy, leia também o Relatório anual 2019-2020.

Sobre a CPS Energy

Fundada em 1860, a CPS Energy é a maior concessionária pública dos EUA, distribuindo energia, gás natural e eletricidade. Ela fornece serviços seguros, confiáveis e competitivos a 860.934 clientes de energia elétrica e 358.495 clientes de gás natural em San Antonio, Texas, e em partes de sete comarcas adjacentes. As faturas de energia combinadas de nossos clientes estão entre as mais baixas entre as 20 maiores cidades do país, tendo gerado, ao mesmo tempo, 8 bilhões de dólares em receitas para a cidade de San Antonio por mais de sete décadas. Como forte parceiro de confiança da comunidade, estamos continuamente focados na criação de empregos, no desenvolvimento econômico e no investimento educacional. Fiéis à nossa filosofia People First (Pessoas em primeiro lugar), estamos capacitados pela nossa habilidosa força de trabalho, cujo comprometimento com a comunidade é demonstrado pelas atividades de voluntariado de nossos funcionários realizadas em benefício da cidade e por programas que visam e agregam valor aos nossos clientes. A CPS Energy está entre as principais compradoras públicas de energia eólica dos EUA, e é a primeira em geração de energia solar no estado do Texas.